A OAB/SC vai lançar no dia 24 de fevereiro às 19h, em Florianópolis, a Cartilha da Advocacia Multiportas, um guia para orientar advogados a usar – mais vezes 0- meios alternativos de resolver conflitos, como negociação, mediação, conciliação e arbitragem, sem depender exclusivamente do Judiciário. O evento será híbrido, no auditório da sede e com participação pela internet.
O material foi pensado para mudar a forma como a advocacia atua no sistema “multiportas”, termo que remete à multiplicidade de caminhos possíveis para solucionar disputas, não apenas a via judicial tradicional. Segundo o presidente da Comissão da Advocacia Multiportas em SC, Daniel Ribeiro dos Santos, a cartilha visa fortalecer o protagonismo do advogado e ampliar sua atuação estratégica.
O lançamento é organizado em parceria com a Escola Superior da Advocacia de Santa Catarina (ESA/SC). Para Ezair José Meurer Junior, diretor-geral da ESA/SC, a iniciativa é um passo importante para qualificar advogados frente às transformações no sistema de Justiça. O diretor administrativo, Luiz Carlos Avila Junior, disse que incentivar o debate sobre o modelo “multiportas” também valoriza a profissão e amplia as formas de atuação profissional.
A cartilha, que já estreou nacionalmente na OAB no ano passado como tentativa de promover uma cultura jurídica mais ampla e humana, aponta que advogados podem e devem considerar caminhos menos litigiosos e mais estratégicos, ajudando clientes a resolver conflitos de forma mais eficiente e adequada ao contexto.
O lançamento é gratuito e aberto a inscrições, inclusive para participação online. Para acessar a página de inscrições, basta clicar aqui.
