O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) encerrou, nesta segunda-feira (12), o período de inscrições provisórias do 45º Concurso de Ingresso na Carreira, com um total de 3.840 candidatos inscritos para o cadastro de reserva ao cargo de Promotor de Justiça Substituto.
O concurso tem validade de dois anos, período em que o cadastro poderá ser utilizado para o preenchimento das vagas que surgirem ao longo do prazo.
A próxima etapa do processo seletivo será a prova objetiva, marcada para o dia 22 de fevereiro, composta por 100 questões. Já as provas discursivas ocorrerão entre os dias 17 e 19 de abril e serão divididas em três grupos de questões, com conteúdo teórico e prático.
A aplicação e fiscalização das provas objetiva e discursiva ficarão a cargo da Fundação VUNESP, responsável também pelo apoio logístico do certame, sob supervisão da Comissão de Concurso e da Banca Examinadora do MPSC.
As demais fases do concurso serão conduzidas diretamente pelo Ministério Público e incluem:
- inscrição definitiva, com exame psicotécnico e sindicância da vida pregressa;
- prova de tribuna;
- prova oral;
- prova de títulos.
Todas as etapas serão realizadas em Florianópolis.
O edital prevê a reserva de vagas, sendo 5% destinadas a pessoas com deficiência, conforme a Lei Estadual nº 17.292/2017 e a Resolução CNMP nº 81/2012, e 20% para candidatos negros ou pardos, nos termos da Resolução CNMP nº 170/2017 e da Lei Federal nº 12.288/2010 (Estatuto da Igualdade Racial).
Mais informações sobre o concurso podem ser consultadas no portal oficial do MPSC, no Diário Oficial Eletrônico do Ministério Público e no site da Fundação VUNESP.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC
